DIVULGAÇÂO

terça-feira, 7 de junho de 2011

INICIO- por Cleo Martins


Muitos leitores sabem que os Orixas são divindades do povo Iyoruba, e de suma importancia para a estruturação do mundo religioso afro-americano. Esse povo e encontrado na Africa ocidental, entre Badagri , a oeste , e o rio Benin, a leste .sdeus principais rteinados esta na Nigeria e em parte do antigo Daome, atual Republica do Benim. 
Os orixás 
Para , muitos religioso, os Orixas sao deuses . Para  outros, são entidades espirituais, especies de anjos comandados por Olorum, sincrezado com o Deus judaico-cristão. Para alguns religiosos com espiritualidade mais ecumenica, os orixas são considerados manifestações  culturais de um criador de infinitas vozes e acs. A questão e fascinante . 
Olorum senhor dos céus, Oloduamre,o senhor da criação e Olofim, o senhor do infinito, compoem a trindade incriada . São o criador ( ou criadores) de tudo oque existe , embora haja quem afirme que Olorum, Olofim e Olodumare sejam sinonimos da mesma divindade infinita , criadora de tudo o que existe ho Orum (  o Ceu) e no Aiê (a Terra )


A Iniciação 


A religião dos orixas não e proselitista ( Aquele que se converteu a uma religião diferente da que tinha. )
Pra que  alguem se torne sacerdote ou sacerdotisa de um determinado Orixa é preciso , anters de tudo que a divindade tome a inicitiva da escolha, chamando o neofito (noviço) ao sacerdocio. Esta vocação é composta de sinais, discernimentos, reconhecimentos. É um pocesso complexo e importante , a exemplo do que  ocorre nas demais religiões . Não há a minima diferença. Vocação e sempre vocaçãoe a divindade não erra. Nós e que precipitamos, algumas vezes, na leitura de sinais. A iniciação de alguem sem a verdadeira vocaçãosempre termina em tristeza e amargura. É nencessário que o dicernim,ento vocacionalseja feito por pessoas experientes e sabias. Ninguem entra em um templo de culto aos orixas e pede para ser iniciado, pois isso não depende da vontade deste alguem; tal fato tampouco impede que qualquer pessoa seja adepta da religião do orixas.
A iniciação de um alorixa ( Fiho de Orixa) leva no minimo  sete anos e consiste em uma etapa inicial seguida por complementações realizadas no terceiro e nos sete anos  subsequentes. Ordinariamente, a primeira fase é de reclusao absoluta e dura 16 dias para a maioria dos orixas inicidados ( com exceção de Obaluaie, para quem leva 14 dias , e Xango, para quem leva doze dias )alem de meses de preceitos,isto é , de observancia de regras e restrições de carater religioso. A segunda fase , realizada tres anos depois, dura tres dias e a derradeira, chamada obrigação de sete anos( excetopara os filhos de sangocuja a iniciação se completa no decurso de seis anos ),dura sete dias. A obrigação de sete anos e a mais solene das obrigações por que nela o iniciando adquire o grau sacerdotal pelo resto da vida, completando a iniciação, que antes estava " no meio" ou no" principio do caminho ". Após esse período, o olorixa, que era chamado de "Iyao"passa a ser conhecido como ebames (mais velhos)  , sarcedotes e sarcedotisas dos Orixas para os quais foram iniciados , compoem toda a complexa hierarquia das comunidades- terreiro.Assim como existe o chamado espiritual para o sacerdocio, ele tambem existe para o sumo -sarcedocio de uma comunidade : a escolha de um Babalorisa pressupõe a vocao , em especial quandose trata de sucessão pelo falecimento do Pai ou da Mãe do Ile. O babalorisa (ou a Iyalorisa)deverá ser uma pessoa dotada d liderança e tino administrativo, alem de conhcedor profundo de sua religião e dos costumes da casa que lidera. 


A DANÇA DOS ORIXAS 
Em geral, a coreografia dos orixas e obervada por todas as casa de candomble da mesma nação. A liturgia ( ordem das cerimonias) dos orixas é riquissima, colorida, de exaltação do belo , harmônico e estético. 
O iniciado deve se empenhar em aprender as danças liturgicas, em especail as dedicasda ao seu orixa.
Os cuidados com sua vestimenta liturgicas de festa, é imprecindivel como prova e testemunho da vida religiosa , do amor e da intimidade que deve existir entre o iniciado e o Orixa. 
A dança e uma forma peciliar de comunicação e veiculo do sagrado, porque  tudo é dança. A divindade celbra dançando, abençoa dançando e ensina e corrige dançando. dançando, o orixa aponta seus Ogãs, Equedes, Obás e por intermédio da dança que são chamados os orixas dos abiãs( os não iniciados) no precesso de iniciação. segue....

Nenhum comentário:

Postar um comentário