DIVULGAÇÂO

terça-feira, 14 de junho de 2011

INICIO

seguindo .....
A Religião dos orixas e uma religião de festa e " divisão de comida que se come junto, de preferência de mão" a meira cultural ( na Tradição) de comer que , segundo os mestres e mestras , preserva o axé. Hoje em dia o "comer de mão" vem sendo substituído , de forma radical, pelo uso de talheres( horriveis) de plástico distribuído durante a liturgia , o que pode ser bom pelo lado de higiene e da facilidade , mas péssimo pelo lado do axe. Seja lá como for, os antigos costumam dizer que "tudo no candomblé começa e acaba com a comida". 
Os alimentos contem axe- Ou seja , são sagrados _ e cada orixa tem sua iguaria especial, que lhe e oferecida pelos filhos e devotos.
Mas conforme costumamos dizer: Atenção ! O orisa não como só, bem como não se des´perdiça comida na referida tradição religiosa. O desperdício ofende o orisa e não e fonte de vida, por que muitas pessoas não tem o que comer o que necessitam e desejariam consumir. Uma parte ideal da comida colocada para a divindade.Outra e dividida entre os presentes à festa, que sera muito mais plena se muitos e muitas comerem da comida sagrada, celebrando com a divindade o fato de estarem vivos e com saude. 
O Orixa não impõem restrições ou regras para que os humanos participem do banquete sagrado. Quem estiver presente a Casa é convidado a comer e beber por que , afinal, não cai uma simples folha de árvore se não for da vontade do Orisa. Quem chegou que se sente , relaxe e coma , dando graças pelo aqui e agora. Entristecem-nos as religiões que impõem condições humanas( premiação e exclusão)no que diz respeito a participação da mesa do sagrado. cremos que esses ágapes ficam reduzidos a meros atos mecânicos nos quais a Graça , que antes deveria ser livre ,acaba relativizada. 
Não acreditamos que o ser humano, apenas por iniciativa própria , mereça o bem ou o mal .Não somos merecedores da graça que liberta, nem dos infortúnio desta vida, alguns insuportaveis sem o auxilio do transcendente. Temos que nos esforçar em prol da vida, respeitando o outro e os seus direitos , tentando trabalhar nossos aspectos frágeis da melhor forma , sempre contando com a misericordia de Olodumare , Olofin e Olorum em suas múltiplas faces.A misericordia divina esta presente em todas as religiões que enxortam a vida e repudiam o mal 
A religião do orixas não e diferente das demais.Acredita-se que o sagrado chegue primeiro e é ele quem convida a comer junto .Somos meros instrumentos da divindade.E nada melhor do que desfrutar da companhia de Nanã, uma das manifestações primordiais do sagrado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário